-
Arquitetos: Jaime Ortiz de Zevallos
- Área: 460 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Juan Solano Ojasi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada a 46 km de Lima, no Valle de Pachacamac, a casa é construída num terreno ligeiramente inclinado de 7500 m², que tem vista para um bosque de eucaliptos e as montanhas do deserto.
O projeto parte da interpretação do contexto e sua relação com o entorno levando em conta o sol, as vistas, o programa estabelecido pelos clientes e o conceito do pátio, como espaço de transição entre o interior e exterior, para gerar espaços de uso diário que interagem com a natureza e a paisagem.
A casa foi locada no extremo nordeste da propriedade, ao lado do acesso mais próximo, para maximizar o uso do terreno. A construção funciona como um biombo, escondendo o terreno para que este seja descoberto ao ser atravessado. A fachada norte foi perfurada para gerar vistas e ventilação cruzada, se mantendo majoritariamente sólida para trabalhar a inércia térmica. O projeto é dividido em dois volumes de concreto aparente e pedra; conectados entre si por uma ponte de vidro, abrindo seus espaços públicos e privados para o exterior.
O programa foi dividido em três partes e dois níveis, para minimizar a implantação no terreno. O primeiro pavimento da construção principal possui a sala, copa, estar, cozinha e o tradicional pátio coberto das construções costeiras ao redor do forno e a chaminé gerada pelos dormitórios do segundo pavimento, que foram deslocados para que a sala tivesse pé-direito duplo. O segundo volume de concreto, está separado por uma paisagem aberta que conecta o acesso ao jardim e contém um dormitório de hóspedes com sótão, e o banheiro principal que é conectado à casa mediante uma ponte de vidro.